A Fraternidade Jesus Salvador é uma grande família do povo de Deus, formada por três ramos: o Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, o Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador e os Servos Evangelizadores do Reino - SER (Ordem Terceira - Leigos), e um movimento de jovens chamado Juventude Salvista. Todos vivendo sob o mesmo carisma, espiritualidade e apostolado, o que garante a unidade e a inspiração de toda a obra de Jesus Salvador. Saiba mais...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A santidade do jovem


Uso muito esta imagem como plano de fundo da área de trabalho, pela minha afeição ao Servo de Deus Nicola d'Onofrio. Em um dia desses minha mãe "encucou" com a beleza do candidato à canonização, e passou a me questionar "Esse daí é bonito demais pra ser santo!". Ora veja, onde está a regra, determinação ou diretriz que veta a santidade das pessoas bonitas? Onde já se viu que a santidade está ligada a beleza ou a feiúra? Minha mãe não é praticante, mas desde jovem conhece e segue a fé católica, entretanto neste comentário deixou a desejar.
Mas ela não deve ser a única a ter este pensamento. Vemos beatos e beatas velhinhos, encurvados, amuados em sua piedade e logo imaginamos dali emanar forte odor de santidade. Quando na verdade, esta não é - nem de longe -, uma regra. "Com efeito, "a santidade é a fonte secreta e a medida infalível de sua atividade apostólica e de seu elã missionário"." (CIC) E sobre o primeiro chamado, o chamado à santidade: Na água do Batismo fomos "lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus" (1 Cor 6,11). Durante toda nossa vida, nosso Pai "nos chama à santidade" (l Ts 4,7). E, já que é "por ele que vós sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós santificação" (1 Cor 1,30), contribui para sua Glória e para nossa vida o fato de seu nome ser santificado em nós e por nós. Essa é a urgência de nosso primeiro pedido.
Quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo quem santifica? Mas, inspirando-nos nesta palavra: "Sede santos porque eu sou Santo" (Lv 11,44), nós pedimos que, santificado pelo Batismo, perseveremos naquilo que começamos a ser. pedimo-lo todos os dias, porque cometemos faltas todos os dia e devemos purificar-nos de nossos pecados por uma santificação retomada sem cessar... Recorremos, portanto, à oração para esta santidade permaneça em nós.

Se é digno ter um de nossos velhinhos como santo, quão digno é ter uma juventude que ao fim da vida se esgotou na atividade apostólica de propagar a fé, e na disponibilização e ardor missionário. Jovens, sorridentes, espontâneos, esforçados, estudantes, entre outras características, podem sim serem santos e santas!
O que digo aqui não é um esforço de provar que Nicola d'Onofrio pode ser canonizado, e sim uma necessidade que a exemplo desde religioso possamos nós, juventude católica, buscar a aspiração desta santidade.

Recordo as palavras do Venerável João Paulo II:
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos...

Fico por aqui, obrigado por acompanhar meu blog.
Nos encontramos na Eucaristia.


______________________________

Para aqueles que, assim como minha mãe, ficaram curiosos pela história do Servo de Deus Nicola d'Onofrio, podem acessar um site criado para ele ao clicar na imagem abaixo. (O site está em espanhol, mas não é difícil de entender)

Ou assistir ao meu vídeo preferido sobre ele:


______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário