A Fraternidade Jesus Salvador é uma grande família do povo de Deus, formada por três ramos: o Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, o Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador e os Servos Evangelizadores do Reino - SER (Ordem Terceira - Leigos), e um movimento de jovens chamado Juventude Salvista. Todos vivendo sob o mesmo carisma, espiritualidade e apostolado, o que garante a unidade e a inspiração de toda a obra de Jesus Salvador. Saiba mais...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Missa de Sempre

Essa postagem traz uma relação de vídeos com o passo a passo da celebração do Rito Romano Extraordinário, também conhecido como Tridentino, Gregoriano, ou de São Pio V. É a pura expressão da tradição católica em sua consumação, a Santa Missa.


O Rito Extraordinário não torna menos louvável o Ordinário, o Novo Rito celebrado normalmente em nossas paróquias depois do Vaticano II, desde que este seja bem celebrado. E o mesmo não acontece com o contrário, o Rito Ordinário não exclui o Extraordinário.

O primeiro vídeo é francês, e não está traduzido. Ele traz para nós a preparação do sacerdote para o Santo Sacrifício. Talvez possamos estar de algum modo acostumados com um padre que preside, mas devemos aprender que é ainda mais sublime que isso. Toda a preparação do sacerdote é para seu recolhimento, afim de perfeitamente oferecer uma digna oblação, que não vai depender apenas de quem é ofertado (o Cristo), mas da disposição de quem o oferta (o Sacerdote na pessoa de Cristo).

Os demais vídeos não são didáticos, teoricamente. É a celebração do Rito em si, que foca nos gestos do sacerdote e de seu ajudante principal. Como a intenção é mostrar o Rito Extraordinário, todas as pronúncias serão em latim. Para acompanhar ou até mesmo entender as orações sugiro que depois de assistidos os vídeos leia-se o Ordinário deste rito, que pode ser encontrado aqui.



















Um forte abraço, e até logo!

Um comentário: