A Fraternidade Jesus Salvador é uma grande família do povo de Deus, formada por três ramos: o Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, o Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador e os Servos Evangelizadores do Reino - SER (Ordem Terceira - Leigos), e um movimento de jovens chamado Juventude Salvista. Todos vivendo sob o mesmo carisma, espiritualidade e apostolado, o que garante a unidade e a inspiração de toda a obra de Jesus Salvador. Saiba mais...

terça-feira, 15 de maio de 2012

A felicidade cabe numa seringa?



Tive algumas experiências com dependentes químicos, com os que estão atolados na droga, e os que usam só pra curtir numa balada. Não conheci um que fosse realmente feliz. (Caso você conheça alguém, ou é esse alguém me comunique: jonathanalves@live.it, será um prazer conhecê-lo).

É verdade que felicidade no estado em que vivemos não teremos em plenitude. E, praticando o bem nem sempre seremos imediatamente felizes. O que acontece mesmo é a gratificação ao homem que livremente busca o bem, com “gotas” de felicidade que hora ou outra se apresentam em sua vida.

"É melhor buscar

 dentro o que não
 se encontra fora."



Acredito que seja importante questionar os motivos profundos pelos quis se faz uso de uma droga. E, aqui não pretendo fazer um esboço científico, mas só levantar a nuvem de questões que estão assentadas sobre o tapete da nossa vida.

Sentimento de segurança? Alívio? Alegria? Paz? Bem estar? Liberdade? Amor?

Ainda que o usuário levante a bandeira da alegria para justificar o uso de alguma droga, não passará de uma busca do seu efeito imediato. Quero ser alegre: “dou um tapa” numa carreira de cocaína. Quero paz: alguns tragos de um baseado. Quero liberdade: LSD. Quero amor: ecstasy.

 Os usuários buscam no seu vício a vivência imediata de um conjunto de emoções que corretamente buscadas exigem relação humana saudável, conduta moral equilibrada, lidar com os problemas da vida de forma madura, autoconhecimento, compromisso com a vida, etc.

A droga não traz realização porque seu efeito é instável. A qualquer momento passa e a casa cai. E da mesma forma que o complexo de sensações vem de uma vez quando a droga é usada, o grande complexo existencial da vida também vem de uma vez só no final. Desaba o carrossel de alegrias do usuário e ele rui junto com suas frustrações.

A felicidade, o amor, a paz, são nobres demais pra caber numa seringa, ou pra serem boladas num baseado. O homem foi criado especialmente para desfrutar de todas estas maravilhas, basta saber que todas as graças estão mais próximas de si do que parece. É melhor buscar dentro o que não se encontra fora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário